Guia para reportagens em situações perigosas

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) lançou a 29 de Outubro uma versão actualizada do seu manual de segurança para jornalistas “On Assignment: A Guide to Reporting in Dangerous Situations”, o qual está disponível em papel e em formato digital (PDF).

Destinado a editores e jornalistas, este livro aborda questões de segurança e contém recursos e informação prática que vão desde a preparação e os seguros até à protecção pessoal e às regras da guerra.

O livro retira lições da recente guerra no Iraque e inclui conselhos acerca de como lidar com os riscos com que tantos jornalistas se confrontam diariamente.

Reconhecendo que nenhum livro ou curso garantem a segurança de um jornalista, o CPJ considera que estar bem preparado ajuda a minimizar riscos. Isto apesar de, nos últimos dez anos, a vasta maioria das mortes no seio da comunidade jornalística se ter devido a assassinatos e não a situações de guerra ou fogo cruzado.

O livro foi escrito pelo jornalista Frank Smyth, com a ajuda do pessoal do CPJ e de repórteres de todo o mundo. O autor cobriu conflitos em El Salvador, Colômbia, Ruanda, Sudão e Iraque, tendo estado detido durante 18 dias pela autoridades iraquianas pouco depois da Guerra do Golfo, em 1991.

Partilhe