Greve reforça-se na RTP

No terceiro e último dia de greve no Grupo RTP, a paralisação de jornalistas e técnicos continuou a ser de quase 100 por cento, inclusive com a adesão dos trabalhadores da televisão pública que estavam de folga nos dias 18 e 19 e que hoje, dia 20, não retomaram o serviço.

Os sindicatos, em resposta ao comunicado do Conselho de Administração (CA) de ontem, dia 19, no qual se congratulava com as audiências obtidas pelo Jornal da Tarde e pelo Telejornal, criticam o facto do CA sugerir que “seis jornalistas e a direcção de informação são suficientes para cobrir a actualidade informativa, não importando a qualidade e o conteúdo dos programas”.

Por isso, os sindicatos dos Jornalistas (SJ), dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) e dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) exortam os directores “a demarcarem-se das posições assumidas pelo CA e a absterem-se de assinar programas que não dignificam a informação da RTP”.

Os três sindicatos, que classificam a greve na RTP de histórica, irão reunir-se ainda hoje, dia 20, ao fim da tarde, para avaliarem a situação e decidirem quais as formas de prosseguir as negociações para a obtenção dum Acordo Colectivo de Trabalho que respeite os direitos dos trabalhadores.

SJ no Parlamento

O Sindicato dos Jornalistas solicitou a todos os Grupos Parlamentares audiências urgentes para expor a situação laboral vivida no Grupo RTP e salientar como ela afecta o Serviço Público de Rádio e Televisão.

Várias audiências estão já marcadas para dia 21, iniciando-se às 14 e 15 horas, com o PCP, prosseguindo às 15 horas com o PSD, às 16 e 30 com o PS e às 17 horas com o PP.

Os três sindicatos que convocaram a greve efectuam, também no dia 21, às 10 horas e 30 minutos, uma conferência de imprensa, no Porto, na delegação do Sindicato dos Jornalistas, para apresentação do balanço da greve e das perspectivas dos trabalhadores para a continuação da luta em defesa dos seus direitos.

Os três sindicatos divulgaram, em 20 de Abril, dois comunicados conjuntos, cujos textos se publicam na íntegra:

COMUNICADO

Os trabalhadores da RTP estão indignados com o comunicado do Conselho de Administração (CA) da RTP no qual este se congratula com os resultados das audiências conseguidas pelo Jornal da Tarde e pelo Telejornal no dia 18 de Abril – o primeiro dia de greve na empresa, a que aderiram quase 100% dos trabalhadores de todas as redacções da RTP. Os trabalhadores da RTP não podem aceitar esta postura do CA, que não tem em conta o conteúdo dos referidos programas mas apenas as audiências.

Não importa ao CA que a quase totalidade das notícias do Telejornal tenha sido sobre os acontecimentos no Vaticano; não importa ao CA que o Telejornal não tenha apresentado qualquer reportagem sobre a actualidade em Portugal e no mundo; não importa ao CA que os pivôs de serviço se tenham limitado a ler textos corridos sobre imagens de qualidade por vezes muito duvidosa, adquiridas a agências e outras estações de TV; não importa ao CA que as únicas peças exibidas fossem de véspera ou “enlatados” informativos. Basta ao CA que a audiência tenha sido satisfatória.

O comunicado do CA vai mais longe: sugere que seis jornalistas e a direcção de informação são suficientes para cobrir a actualidade informativa, não importando a qualidade e conteúdo dos programas.

Para os trabalhadores da RTP que todos os dias se orgulham de fazer serviço público de televisão não basta pôr no ar uma imagem – qualquer imagem – medíocre ou má. É preciso mesmo fazer serviço público de televisão. Com qualidade. E isso só se faz com os profissionais da RTP.

Os profissionais da informação e da emissão da RTP exortam os directores a demarcarem-se das posições assumidas pelo CA e a absterem-se de assinar programas que não dignificam a informação da RTP.

Lisboa, 20 de Abril de 2005

Sindicato dos Jornalistas – SJ

Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual – STT

Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual – SINTTAV

RTP/RDP

GREVE HISTÓRICA

Trabalhadores da RTP/RDP fazem história ao aderirem maciçamente à greve marcada para dias 18, 19 e 20 de Abril, pelos sindicados SJ, STT e SINTTAV.

Trabalhadores e sindicatos unidos, na luta por um Acordo Colectivo de Trabalho, justo, que respeite os legítimos direitos dos trabalhadores.

A disponibilidade, a entrega, a dedicação e o sacrifício dos trabalhadores, fizeram da RTP/RDP, uma empresa ao nível das melhores da Europa.

Como se não bastasse o Código do Trabalho, para retirar aos trabalhadores direitos adquiridos ao longo dos anos, vem o C.A. da RTP/RDP, tentar ir ainda mais longe, diminuindo as contrapartidas negociadas para compensar anos sucessivos sem actualização salarial, e aumentando a flexibilidade, a polivalência e a disponibilidade.

A negociação de um acordo tem como pressupostos, boa fé, seriedade e flexibilidade.

Quando os Sindicatos e o C.A. assinaram um protocolo que visava voltar às negociações e desconvocar a greve em Fevereiro, ficou claro que os Sindicatos estavam de boa fé.

O mesmo não se pode dizer do CA, que aproveitou esse período para tentar persuadir os trabalhadores a assinarem o acordo individualmente.

Enquanto as negociações prosseguiam, o C.A. lançou deliberadamente a confusão emitindo um comunicado a informar que o prazo negocial tinha chegado ao fim, sem que tivesse a dignidade e a coragem de informar previamente os Sindicatos.

Numa entrevista, o Sr. presidente Almerindo Marques, estala o verniz e de forma

descontrolada, com uma postura prepotente e arrogante, dá um soco na mesa e diz “Aqui há Princípios, se quiserem parar, parem”.

Com este tipo de atitudes e posições do C.A. impunha-se uma resposta à altura.

Sindicatos e trabalhadores decidem em plenário fazer greve dias 18, 19 e 20 de Abril.

Os trabalhadores “Têm Princípios” por isso não deixaram o C.A. sem resposta, aderiram à greve de forma maciça durante os 3 dias, o que provou que sem eles não há Serviço Público de Televisão, pois o serviço prestado nestes dias, não dignifica em nada a RTP/RDP.

Ainda hoje, dia 20 de Abril, os três Sindicatos irão reunir e informar os trabalhadores das conclusões da referida reunião.

A luta por um ACT condigno para os trabalhadores da RTP/RDP continua.

Lisboa, 20 de Abril de 2005

Sindicato dos Jornalistas – SJ

Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual – STT

Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual – SINTTAV

VALE A PENA LUTAR, É NECESSÁRIO RESISTIR!

Partilhe