Greve na RTVE marcada para 7 de Março

O Comité Geral Intercentros (CGI) da RTVE convocou uma greve para o próximo dia 7 de Março – último dia da campanha eleitoral em Espanha –, em protesto pelos “incumprimentos e a falta de negociação” da direcção.

Além da greve em Março, estão previstas paralisações para 22 de Fevereiro – primeiro dia da campanha eleitoral –, bem como concentrações e actos de protesto nas próximas semanas nos centros territoriais da RTVE, explicaram em conferência de imprensa os porta-vozes do CGI.

Segundo Teo Altieri, presidente do CGI, a direcção da empresa não está a cumprir os denominados “acordos dos Peñascales”, firmados entre os sindicatos, a RTVE e a Sociedade Estatal de Participações Industriais (SEPI) no Verão de 2006 e que permitiram o avanço do Plano de Reforma da RTVE e o Expediente de Regulação de Emprego da empresa.

Frisando que a greve não é política, mas laboral, os sindicatos representados no CGI alegam que estão por cumprir promessas relativas a férias e ao potenciamento dos centros territoriais e da produção própria, ao que a RTVE responde dizendo que as mudanças têm sido complexas e que, com a colaboração de todos, conta ter tudo resolvido até ao final de 2008.

A empresa diz-se igualmente aberta ao diálogo, mas o CGI afirma que só convocou a greve depois de a direcção ter feito “orelhas moucas” a um pedido dos sindicatos para negociar.

Partilhe