Greve na rádio pública da Dinamarca

Os jornalistas da Denmarks Radio entraram em greve a 19 de Agosto, após terem rejeitado uma proposta de compromisso apresentada pela administração. A paralisação envolve 900 membros do sindicato dinamarquês dos jornalistas.

A decisão de avançar para a greve foi tomada após a proposta de compromisso ter sido rejeitada por dois terços dos jornalistas da estação pública de radiodifusão daquele país escandinavo.

Os jornalistas rejeitaram um novo sistema de remuneração, orientado para acordos individuais, apresentado pelos administradores da rádio.

O conflito na Denmarks Radio arrasta-se desde o princípio de Julho, altura em que chegou a estar convocada uma greve. As negociações entre o Danish Union of Journalists e a estação estavam à beira do impasse, mas o mediador conseguiu que estas fossem retomadas a poucas horas do prazo estipulado pelo sindicato.

Os jornalistas adiaram então para Agosto a decisão de fazerem ou não greve. Os negociadores sindicais conseguiram introduzir algumas melhorias na proposta da administração, mas estas não foram consideradas satisfatórias pelos trabalhadores.

Partilhe