Greve na Noruega mobiliza mais de três mil jornalistas

Uma greve de jornalistas na Noruega está a mobilizar mais de três mil profissionais, de 130 órgãos de comunicação social. A paralisação teve início às duas da madrugada de quinta-feira, 30 de Maio, após o sindicato Norsk Journalistlag concluir que era impossível chegar a acordo com os representantes do patronato.

A greve afectou jornais, revistas, estações de televisão locais e sítios noticiosos em todo o país. O Norsk Journalistlag reivindica cinco semanas de férias, com uma semana extra para todos os jornalistas com mais de dez anos de profissão, melhores salários para os jornalistas seniores e benefícios iguais para os pais que precisam de tempo de trabalho para cuidar dos filhos.

Os jornalistas foram apoiados pelo sindicato dos trabalhadores dos transportes, que se recusou a transportar os jornais de emergência, produzidos em algumas empresas afectadas por esta greve. A greve tem sido acompanhada de reuniões em toda a Noruega, onde têm sido lidos os “Onze Mandamentos” dos jornalistas em greve. O primeiro diz: “Cuida dos teus colegas”; e o segundo: “Faz greve activamente, uma greve é um trabalho duro”.

Mensagens de apoio podem ser enviadas por correio electrónico através do endereço do Comité de Informação do Norsk Journalistlag, que pode ser acedido através do sítio da Federação Internacional de Jornalistas.

Partilhe