Greve na France 3 durou três semanas

A greve na estação pública France 3 terminou a 3 de Dezembro. Os trabalhadores do canal consideram ter deixado um alerta sério à população francesa sobre o serviço público, embora não tenham conseguido comprometer o Governo a garantir o seu futuro.

A paralisação durou três semanas e levou à suspensão regular de alguns dos programas mais importantes da France 3, como o telejornal das 19 horas ou o “France Europe Express”, de Catherine Ockrent, segundo noticia o diário francês “Le Monde”.

Num primeiro momento, a greve reuniu outro canal público de televisão, a France 2, bem como a Radio-France. A greve na France 2 terminou a 18 de Novembro. Quatro dias mais tarde, seria a vez da Radio-France.

Mobilizados por dez organizações sindicais, os trabalhadores da France 3 exigiam a defesa do serviço público pelo Governo e, em particular, a redução do número de produções feitas no exterior da empresa. As reivindicações salariais ficaram deliberadamente para segundo plano.

Ao longo das três semanas de paralisação, os trabalhadores da France 3 desenvolveram várias acções de contacto com o público, nomeadamente colóquios em várias cidades, com o objectivo de alertar para os riscos que a televisão pública enfrenta em França.

Partilhe