Greve mantém-se num dos canais públicos franceses

A paralisação no canal público francês France 3 continua há quase duas semanas, após os sindicatos terem recusado uma proposta da direcção. Na France 2, a greve chegou ao fim na sexta-feira, 22 de Novembro, após as duas partes terem chegado a acordo.

As emissões da France 3 continuam a ser afectadas pela greve, que levou à diminuição das audiências do canal. Mas os sindicatos mantêm o protesto, cujo principal objectivo é combater as encomendas excessivas de programas a produtoras privadas, em detrimento da produção interna. As questões salariais são secundarizadas pelas organizações sindicais afectas à CGT, cujo principal objectivo é a defesa do serviço público.

O acordo alcançado na France 2 levou a um extremar de posições na estação do Estado que continua em greve. Um sindicalista da France 3, citado pelo diário “Le Monde”, criticou as negociações a duas velocidades, como se existisse uma empresa pública de primeira e outra de segunda.

Embora se esteja longe de chegar a um acordo, os sindicatos afirmam que a situação não é de impasse e permanecem abertos à negociação.

Partilhe