Greve Geral: SJ apresentou pré-aviso

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas enviou hoje, 6 de Novembro, ao Ministério da Economia e do Emprego e às associações patronais do sector um pré-aviso de greve de 24 horas para o dia 14 de Novembro, cujo teor integral para conhecimento de todos os interessados se torna público.

O pré-aviso de greve segue-se ao apelo dirigido pelo SJ a todos os jornalistas, para que, além das razões próprias, com a degradação das condições no sector, juntem o seu protesto à luta de todos os trabalhadores e para que façam do dia 14 de Novembro uma jornada internacional contra as políticas económicas e sociais que atingem vários países.

PRÉ-AVISO DE GREVE

– Ao Ministério da Economia e do Emprego

– A todas as entidades singulares e colectivas proprietárias e/ou editoras de órgãos de comunicação social que empreguem jornalistas

Nos termos do Art.º 57.º da Constituição da República e dos artigos 530.º e seguintes do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, torna-se público que os jornalistas estão abrangidos pelo presente Pré-Aviso de Greve, paralisando em todo o período de trabalho do dia 14 de Novembro de 2012.
Os jornalistas, cujos horários de trabalho se iniciem antes das 00H00 ou terminem depois das 24 horas do dia 14 de Novembro, paralisarão por todo o período de trabalho desde que o mesmo seja maioritariamente prestado nesse dia.

Com a greve decidida os jornalistas pretendem:

1. Lutar contra as brutais medidas de austeridade, designadamente o aumento de impostos, os cortes em áreas fundamentais da acção do Estado e na protecção social.
2. Opor-se à destruição da economia nacional e da coesão social, com o aumento do desemprego, da precariedade e da pobreza.
3. Combater a degradação das condições de trabalho e o ataque aos direitos dos trabalhadores.
4. Alertar para a acelerada degradação do sector da comunicação social, traduzida em mais despedimentos, mais precariedade e redução de salários e de direitos, com graves consequências para a liberdade de informação.
5. Combater mais cortes ao financiamento da Rádio e Televisão de Portugal e da Agência Lusa.
Em caso de ocorrência de situações excepcionais que imponham a necessidade de prestação de serviços informativos imprescindíveis, designadamente catástrofes naturais de grande magnitude ou calamidade pública, o Sindicato dos Jornalistas determinará a suspensão total ou parcial da greve, com vista a assegurar a adequada cobertura informativa dessas ocorrências.

A representação dos trabalhadores em greve é feita pelos delegados sindicais e piquetes de greve.

Lisboa, 6 de Novembro de 2012

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas

Partilhe