Greve desconvocada na Rádio da Dinamarca

O sindicato dos jornalistas da Dinamarca suspendeu a greve na estação pública Denmarks Radio, após as duas partes terem atingido uma plataforma de entendimento, segundo a qual o mediador daquelas negociações elaborará uma proposta de acordo.

O sindicato dinamarquês ameaçara com a greve a administração da rádio pública, caso não existisse um acordo até às zero horas de segunda-feira, 1 de Julho. A situação apenas ficou resolvida à 1 e 30 horas desse dia, tendo a paralisação sido desconvocada.

Os jornalistas da Denmarks Radio votarão a proposta de acordo até 15 de Agosto. Em causa estão um conjunto de reivindicações avançadas pelo sindicato, relativas a um universo de mais de mil jornalistas, incluindo profissionais que estão no quadro da empresa e jornalistas “freelance”.

Aumentos salariais de apenas 1,5 por cento, piores condições de trabalho, nomeadamente devido ao desaparecimento dos direitos especiais para os jornalistas de serviço nos turnos nocturnos e recuos na regulamentação que permite aos profissionais da estação o acesso à formação são as razões que levaram a Danish Union of Journalists a entrar em ruptura com a administração da estação pública de radiodifusão

O sindicato defende o reforço das regras que permitem aos jornalistas prosseguir a sua formação e rejeitam o valor apresentado pela administração para o aumento colectivo. Para serem aumentados em mais de 1,5 por cento, os jornalistas da Denmarks Radio teriam de recorrer à negociação individual.

Partilhe