Grande Prémio Gazeta para Anabela de Saint-Maurice

A jornalista da RTP 1 Anabela de Saint-Maurice foi galardoada com o Grande Prémio Gazeta de jornalismo, no valor de 20 mil euros, pela sua reportagem “Quando o Comboio Apitar”, acerca da reabilitação e da importância estratégica do caminho-de-ferro de Benguela.

O júri do prémio, que é uma iniciativa do Clube de Jornalistas com patrocínio da PT Comunicações, assinalou que a jornalista manifesta neste trabalho “um apurado sentido da reportagem, enquanto género jornalístico vocacionado para o enriquecimento do telespectador com factos, conhecimentos e sentimentos capazes de elevar a sua compreensão da realidade”.

Os jurados destacaram ainda que “Quando o Comboio Apitar” tem por base “uma aprofundada investigação prévia e um trabalho no terreno atento e competente” e que a autora “constrói uma narrativa plena de interesse humano”.

O júri assinalou igualmente a elevada qualidade do ritmo e imagem da peça premiada, que contou ainda com o trabalho de Pedro Silveira Ramos, como operador de imagem, Namorado Freire, na montagem, e António Garcia, na produção áudio.

Com o Prémio Gazeta Revelação, no valor de 5 mil euros, foi distinguido José Eduardo Fialho Gouveia, de “O Independente”, que nos trabalhos apresentados a concurso – “Os Índios da Meia Praia” e “Os Chocolates de Elisa” – confirma “características reveladoras de um promissor futuro profissional” e “uma invulgar maturidade jornalística”.

Já o Prémio Gazeta Imprensa Regional vai para o matutino madeirense “Diário de Notícias”, fundado em 1876, que tem uma tiragem diária de cerca de 19 mil exemplares, a maior da imprensa regional portuguesa, e revela, “num contexto complexo, uma invulgar qualidade e independência informativas”.

O jornal, com um quadro redactorial de 43 profissionais, actualiza diariamente a sua página (www.dnoticias.pt) na Internet.

O júri decidiu ainda atribuir o troféu Gazeta de Mérito, constituído por um Troféu Gazeta, a Armando Baptista-Bastos, “referência indiscutível, desde há meio século, de uma classe profissional que o veterano jornalista e escritor honrou, e continua a honrar, pelo seu carácter, talento e criatividade”.

Integravam o júri desta edição Daniel Ricardo (Clube de Jornalistas), Eduardo Gageiro (fotojornalista), Eugénio Alves (presidente do Clube de Jornalistas), Fernando Cascais (director do Cenjor), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Guiomar Belo Marques (Clube de Jornalistas), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Mário Costa (jornalista), José Rebelo (professor universitário), José Manuel Paquete de Oliveira (professor universitário).

Os Prémios Gazeta, atribuídos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas, têm por objectivo a valorização dos jornalistas portugueses, assim como o estímulo da qualidade do jornalismo, talento e criatividade, e são anualmente entregues em cerimónia presidida pelo Presidente da República.

Partilhe