Grande Prémio Gazeta 2009 para Miguel Carvalho

O Júri dos Prémios Gazeta atribuiu o Grande Prémio Gazeta 2009 a Miguel Carvalho, jornalista na revista Visão, pelo seu trabalho “Os segredos do Barro Branco”, centrado em Joaquim Ferreira Torres, controversa figura ligada à oposição violenta ao 25 de Abril e assassinado em Agosto de 1979.

De acordo com o comunicado divulgado hoje pelo Clube de Jornalistas, entidade promotora dos Prémios Gazeta de Jornalismo, Miguel Carvalho – com base numa investigação em que aos testemunhos actuais de pessoas que de algum modo estiveram ligadas a Joaquim Ferreira Torres se junta um aprofundado trabalho de recuperação de variada documentação, parte da qual inédita ou pouco explorada – traça o perfil, o percurso, os relacionamentos e os contextos que acabaram por conduzir o protagonista ao trágico desenlace final.

O Júri, reunido na sede do Clube de Jornalistas, decidiu não atribuir o Prémio Gazeta Revelação por não ter encontrado trabalhos com a qualidade requerida para tal distinção.

Já o troféu Gazeta de Mérito foi atribuído a João Paulo Guerra “pelo seu longo, diversificado e prestigioso percurso profissional de quase meio século de actividade na rádio, na imprensa e na televisão”.

A Direcção do Clube de Jornalistas deliberou atribuir ao quinzenário “Repórter do Marão” o Prémio da Imprensa Regional, pela “qualidade global do seu projecto jornalístico, que inclui presença no online”.

Os Prémios Gazeta de Jornalismo, promovidos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, serão entregues, em data a anunciar, com a presença do Presidente da República.

Partilhe