Governo paquistanês encerra rádio

As autoridades paquistanesas tomaram de assalto as instalações da FM Radio 103 Lahore a 12 de Novembro, forçando-a a suspender a emissão. Três elementos da estação foram detidos e apreendido equipamento diverso necessário à radiodifusão.

A intervenção dos cerca de 25 agentes teve lugar na sequência de uma queixa contra a estação registada ao abrigo da lei de manutenção da ordem pública e segue-se à detenção, a 8 de Novembro, de dois jornalistas da FM Radio 103 Lahore, Farhat Abbas Shah e Afaq Shah, acusados de perturbarem a paz e a ordem pública ao difundirem material provocatório acerca da política de saúde do governo.

Porém, e de acordo com o director da estação, a situação é diferente e relaciona-se com o facto da rádio ter vindo a colocar no ar boletins noticiosos produzidos pelo serviço da BBC em língua urdu.

Para Christopher Warren, presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), “a democracia depende da independência dos média”, pelo que os órgãos de comunicação social não podem ser intimidados pelas autoridades.

A FIJ solicitou também às autoridades do Punjab que retirem as queixas contra os jornalistas detidos e que respeitem os órgãos de comunicação independentes.

Partilhe