Governo italiano recusa receber FIJ e FEJ

O governo de Berlusconi recusou, no passado dia 7 de Novembro, uma audiência aos delegados da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), alegando que tal seria “uma inútil perda de tempo”.

Para o governo italiano, a FIJ e a FEJ tinham já feito um “julgamento sumário” sobre o estado da informação no país, pelo que mais contactos nada iriam adiantar.

Durante a deslocação a Itália, os representantes federativos encontraram-se com responsáveis de diversos jornais e estações televisivas e com comissários da Autoridade para as Comunicações, tendo Gustl Glattfelder, presidente da FEJ, considerado que a situação em Itália é “alarmante” e ameaça a própria democracia.

A delegação da FIJ e da FEJ esteve em Itália numa altura em que um diploma do ministro das Comunicações, Maurizio Gasparri, que pode ser aprovado em meados de Novembro, vai, segundo as federações, mudar o cenário da comunicação social italiana de modo a favorecer a sociedade Mediaset, de que é proprietário Silvio Berlusconi.

Partilhe