Governo iraquiano quer limitar acção dos jornalistas

O brigadeiro-general Abdul Karim Khalaf, director de operações da Ministério do Interior do Iraque, anunciou que em breve o governo iraquiano vai proibir os jornalistas de estarem em locais de explosões e outros incidentes violentos.

“Esta decisão não implica um limitar da liberdade de imprensa. É uma medida seguida em todo o mundo”, afirmou o brigadeiro-general frisando que há várias razões para a proibição, como a protecção dos jornalistas, a preservação das provas, o direito dos mortos a não serem fotografados e ainda a tentativa de impedir que os terroristas recebam informação sobre se atingiram os seus objectivos.

Este anúncio chega pouco depois de uma conferência de líderes dos média e membros de sindicatos de jornalistas iraquianos reunidos em Irbil ter lançado uma Estratégia Nacional de Segurança para os Média, com o apoio da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Ao abrigo desta estratégia será criada até ao final de Julho o Grupo de Segurança dos Média do Iraque, com instalações abertas em Bagdade e em Irbil e um programa de apoio aos média para combater as ameaças à segurança dos profissionais.

Partilhe