Governo etíope criticado por FIJ e IPI

A falta de transparência do governo da Etiópia no processo legislativo relativo à nova lei de imprensa originaram críticas da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e do Instituto Internacional de Imprensa (IPI).

De acordo com informação fornecida ao IPI e à FIJ, o ministro da Informação Bereket Simon pretendia submeter o projecto de lei ao Conselho de Ministros a 5 de Março, sem informar os órgãos de comunicação, a sociedade civil e a comunidade internacional sobre as emendas feitas, nem o colocar em consulta pública.

“Não permitir o comentário público ao documento minará a credibilidade do processo e enfraquecerá a lei”, alertou o secretário-geral da FIJ, Aidan White. Opinião semelhante tem Johann Fritz, director do IPI, para quem “o governo etíope devia mostrar boa-fé e pôr a lei em consulta pública antes de a aprovar”.

Perante este caso, as duas organizações solicitam ao governo etíope que reconheça o papel fundamental de uma imprensa livre no desenvolvimento de uma sociedade aberta e democrática.

Partilhe