Governo argentino denuncia “apropriação ilegal” da Papel Prensa

O executivo argentino liderado por Cristina Fernández oficializou uma denúncia contra o grupo Clarín e La Nación por alegadas irregularidades na compra de acções da Papel Prensa, única empresa produtora, distribuidora e comercializadora de pasta celulosa e papel de jornal argentina, durante a última ditadura daquele país sul-americano.

Perante a denúncia, a associação de Diários e Jornais Regionais Argentinos (Dypra) manifestou o seu apoio a uma investigação profunda à apropriação da única empresa que produz e comercializa papel de jornal na Argentina, uma vez que “se trata de um monopólio que não permite a ascensão dos diários independentes”, devido à influência directa que o custo do papel tem nas despesas das empresas jornalísticas.

A Dypra denunciou igualmente o aumento significativo dos preços do papel nos últimos oito anos, que se terá aproximado dos 420%. Por tudo isso, a associação solicitou o avanço das investigações “para que o controlo da palavra impressa deixe de ser património de um pequeno grupo de média” e instou a classe política a legislar de modo a “garantir o preço, qualidade, quantidade e provisão permanente” deste recurso vital para a imprensa.

Partilhe