GNR promove curso dirigido para jornalistas em áreas de conflito: inscrições até 28 de junho

A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem estado atenta à cobertura jornalística em áreas de conflito, sobretudo com a atual conjetura da Guerra da Ucrânia, onde atualmente estão repórteres de todo o mundo. 

 Desde 2018, que a Guarda é entidade formadora do Curso HEAT (Hostile Environment Awareness Training), tendo ministrado esta formação a entidades civis e demais entidades. Esta formação é certificada pela Europe’s New Training Initiative for Civilian Crisis Management (ENTRi). Face à realidade mencionada, e por considerar-se uma mais valia, a GNR disponibiliza-se para ministrar uma formação dirigida a jornalistas com conteúdos programáticos idênticos aos da formação HEAT, com a flexibilidade e adaptação considerada necessária, procurando assim contribuir para uma maior segurança dos mesmos em cenários de ambiente hostil e perante situações críticas e de emergência. 

A GNR poderá certificar os formandos ao abrigo do Protocolo assinado com a Ocean Medical, os formandos em Tactical Combat Casualtuy Care – All Service Member (TCCC – ASM), no qual são ministrados conceitos e técnicas de primeiros socorros e ajuda médica em vítimas de trauma, em cenários de combate.

Este Curso contempla dez vagas e terá a duração de 3 dias, 4, 5  e 6 de julho, sendo composto pelas seguintes matérias:

1- Atitudes e Comportamentos individuais em Zonas de Risco

2-Gestão do Stress

3- Consciencialização das Ameaças em Zonas de Risco (Ameaça de Explosivos, Ameaça de Raptos e Sequestros, Ameaça de Manifestações Violentas)

4-Cuidados de Emergência Médica em Ambiente Hostil

5-Orientação, Comunicações e Condução Todo-o-Terreno

A formação terá os custos associados ao equipamento necessário e a ceder aos formandos, num valor de cerca de 250 euros

Os jornalistas interessados deverão contactar o SJ  até 27 de junho. 

Photo by engin akyurt on Unsplash

Partilhe