“Geração transmedia” estudada no Cenjor

O professor universitário e especialista em ambientes mediáticos Henry Jenkins dirige amanhã, dia 11 de Maio, no Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, uma acção de formação subordinada ao tema “A Geração Transmedia: Media Dissemináveis, Ativismo de Fãs e Aprendizagem Participativa”.

A acção, que vai decorrer entre as 9 e as 13 horas, destina-se a jornalistas e estudantes de Jornalismo e Ciências da Comunicação e é de frequência gratuita, embora sujeita a inscrição prévia através do formulário de candidaturas do Cenjor, e limitada a 40 lugares.

Henry Jenkins falará da sua perceção sobre o estadol do jornalismo e as novas plataformas da comunicação, acessíveis à que designa por “Geração Transmedia”, versus meios de comunicação “tradicionais”.

Segundo informa o Cenjor, “o autor pretende partilhar com actuais e futuros jornalistas a caracterização geral destes tempos de profundas transformações nos media, que estão a alterar as condições em que os profissionais vão trabalhar e servir os seus públicos nos próximos anos”.

“No centro da temática, está o conceito de uma nova “ecologia cívica”, na qual cidadãos e públicos absorvem tanta informação de inúmeras fontes e canais, que necessitam de adquirir competências críticas para a processar”, acrescenta.
Jenkins abordará também as novas formas de activismo, “que vão emergindo como resposta a uma realidade na qual o público adquiriu uma muito maior capacidade de produzir e difundir conteúdos informativos do que alguma vez deteve”, acrescenta.

Os participantes receberão um Certificado de Frequência da acção.

Partilhe