Geert Wilders retira cartoon dinamarquês do seu filme “Fitna”

O político holandês Geert Wilders decidiu remover do seu filme “Fitna” um cartoon de Maomé com uma bomba no turbante, da autoria do dinamarquês Kurt Westergaart e que integrou a polémica série publicada há dois anos pelo “Jyllands-Posten”.

A decisão foi saudada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), uma vez que o político não tinha solicitado qualquer autorização a Kurt Westergaart, desrespeitando claramente os direitos de autor deste.

“O direito de um autor se opor ao uso do seu trabalho de forma prejudicial à sua reputação é fundamental. A decisão de remover o cartoon é uma grande vitória para os direitos morais dos criadores. Os direitos morais, que dão aos criadores controlo sobre a forma como o seu trabalho é usado é tão importante quanto o direito de ser pago pelo uso do trabalho”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

Apesar da remoção do cartoon, Kurt Westergaard e o Sindicato de Jornalistas Dinamarquês (DJ) estão a ponderar prosseguir com uma acção legal contra o político holandês.

Partilhe