Galeria de Fotos | Conferência Burnout e as Condições de Trabalho

O Sindicato dos Jornalistas realizou no dia 30 de março, a Conferência “Burnout e Condições de Trabalho”, na Casa da Imprensa em Lisboa.

A abrir os trabalhos, tivemos a jornalista espanhola vencedora do Prémio Pulitzer pelo seu trabalho nos Panama Papers e fundadora da The Self-Investigation, Mar Cabra. As sessões contaram ainda com as intervenções dos investigadores Duarte Rolo (Universidade de Paris) e Martine Simonis (Associação Belga de Jornalistas).

Na conferência, foram também apresentados os resultados preliminares do Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Jornalistas em Portugal, coordenado pela investigadora Raquel Varela.

O evento contou com um painel a comemorar os 90 anos do Sindicato dos Jornalistas, com a participação de Diana Andringa, primeira mulher presidente do SJ, Cesário Borga, ex-presidente do sindicato, e Manuel Carvalho da Silva, investigador e ex-secretário-geral da CGTP.

No painel sobre o desgaste profissional na perspetiva do legislador ouvimos as intervenções das deputadas Marta Temido, da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e Isabel Meireles, presidente da Comissão do Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

O projeto “Building Resilient Journalists – Burnout and Better Working Conditions” englobou diversas iniciativas, numa parceria com a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), que tinha como objetivo debater as condições de trabalho nas redações e o impacto na qualidade do jornalismo e da democracia.

Um projeto que pretendia estudar o desgaste da profissão e o impacto da crise pandémica na situação laboral dos jornalistas, e que acabou por enquadrar-se nos 15 selecionados na Europa pela FEJ, foi imediatamente alvo de grande interesse por parte das instituições europeias que o acompanharam, sendo destaque no website desta federação.

Entre as atividades realizadas, foi executado um estudo sobre as condições de trabalho e desgaste da profissão, em parceria com a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Casa da Imprensa, além das formações em Produção de Podcasts e de Jornalismo Digital, levando em conta o esgotamento dos jornalistas associado, em parte, ao excesso digital e ao incumprimento da obrigação de formação por parte das entidades empregadoras, além de um ciclo de sensibilização em burnout e a criação de uma série de seis episódios de podcast dedicados ao tema do burnout, tendo sido possível ouvir o 1.º episódio durante a conferência.

Este projeto tem na Conferência a conclusão da trajetória de colaboração com jornalistas, formadores, juristas, psicólogos e profissionais da área da saúde.

 

 

Partilhe