Free Media Pioneer Award 2005 distingue a SW Radio Africa

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) atribuiu o Free Media Pioneer Award 2005 à estação SW Radio Africa, do Zimbabué, estando a entrega do galardão a Gerry Jackson, fundador da estação, prevista para dia 24 de Maio, no âmbito do congresso do IPI em Nairobi, Quénia.

No Zimbabué, onde o regime do presidente Robert Mugabe controla a rádio e a televisão e onde o diário independente “Daily News” foi encerrado, a SW Radio Africa, em onda curta, permanece ainda como uma voz livre.

Gerry Jackson, com uma experiência de 25 anos na radiodifusão, foi despedido da Radio 3, estatal, por “insubordinação”, depois de ter colocado no ar chamadas telefónicas de pessoas que se manifestavam contra o racionamento de comida em Harare, em 1997.

No ano 2000, o repórter ganhou uma batalha jurídica para criar uma estação independente, a Capital FM, mas seis dias depois da rádio começar a funcionar foi alvo de um ataque de agentes da polícia, que mostraram uma ordem de encerramento assinada pelo presidente e confiscaram o material da redacção.

A aposta seguinte de Jackson foi a SW Radio Africa, nascida em Dezembro de 2001, que funciona sob a direcção de repórteres no exílio em Londres, onde vivem 500 mil zimbabueanos. A rádio encoraja os residentes no país a colaborar na informação com testemunhos e notícias.

Nos preparativos para as eleições legislativas de Março de 2005, o governo do Zimbabué montou uma campanha para evitar que a SW Radio Africa fosse ouvida no país, tendo bloqueado o seu sinal em várias frequências.

Mesmo após as eleições, acusadas de fraudulentas, o governo tem continuado a dificultar a chegada das emissões ao país e planeia lançar uma estação que emita dia e noite também em onda curta para contrariar a “propaganda negativa” da SW Radio Africa.

O Free Media Pioneer Award 2005, que agora consagra a persistência da estação de Gerry Jackson, é uma iniciativa do IPI nascida em 1996 para homenagear pessoas ou entidades que, num meio adverso, se distingam na luta pela liberdade de imprensa.

O diário independente “Danas” (Sérvia, 2002), o Instituto Prensa y Sociedad (Peru, 2000), a Associação Etíope dos Jornalistas da Imprensa Livre (1999) e a Aliança de Jornalistas Independentes (Indonésia, 1997), contam-se entre os anteriores premiados.

Partilhe