Fotojornalistas constituem núcleo sindical

Os repórteres fotográficos reunem-se dia 16 de Junho, às 21 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas (SJ), em Lisboa, para formalizarem a constituição do seu núcleo profissional com o objectivo de aprofundar a actividade sindical nesta área do jornalismo.

Mais de duas dezenas de fotojornalistas reuniram-se, em 8 de Maio, no SJ, para avaliarem a situação do exercício da profissão e fazerem uma análise dos problemas que enfrentam.

Nessa reunião foi designado um grupo de trabalho para aprofundar a análise de questões como a duração da jornada de trabalho, os denominados “subsídios de máquina”, a transição da tecnologia analógica para a digital, a escassez de seguros para os equipamentos, a falta de tabelas de preços para os «freelances» e o acesso à profissão, entre outras que constituem preocupações dos fotojornalistas.

O grupo de trabalho – constituído pelos jornalistas Guilherme Venâncio, Jorge Carmona, José António Domingues (da Direcção do SJ), José Barradas, José Ribeiro, Rui Xavier, Steven Governo e Victor Rios – reuniu-se, entretanto, duas vezes, e convoca todos os repórteres fotográficos, mesmo não sendo sindicalizados, para a reunião da próxima segunda-feira.

Partilhe