Fotojornalista preso em manifestação nos Estados Unidos

O fotojornalista freelance Barry Student, da rede de informação alternativa “Indymedia”, foi atingido com gás pimenta e detido pelas autoridades durante a cobertura de uma manifestação em Washington, a 20 de Janeiro.

A manifestação, de protesto contra a guerra no Iraque e as políticas anti-sociais do governo norte-americano, realizou-se em paralelo ao desfile de gala que assinalou a tomada de posse do segundo mandato da administração Bush.

Segundo o escritor Frank Smyth, que presenciou a detenção de Barry Student, este seguiu os manifestantes por uma rua que não constava do trajecto do protesto, tendo a polícia ordenado de imediato o regresso às vias autorizadas, no bairro de Adams Morgan, a norte da Casa Branca.

O fotojornalista e os manifestantes acataram a ordem mas, entretanto, a polícia lançou uma nuvem de gás pimenta que afectou vários pessoas, incluindo Barry Student. O jornalistas foi depois detido, tendo-lhe sido apreendidos a máquina fotográfica, a câmara de vídeo e os respectivos suportes de registo.

De referir ainda que entre 10 e 15 por cento dos mil repórteres televisivos e operadores de câmara que solicitaram credenciais especiais para entrar na zona de alta segurança em que se realizou o discurso de posse de George W. Bush não receberam as respectivas autorizações, apesar de terem sido identificados, fotografados e investigados pelas autoridades.

Partilhe