Fotojornalista palestiniano ferido durante protestos

Situação aconteceu junto a um posto militar na Cisjordânia, numa altura em que decorria uma manifestação a favor de presos que se encontram em greve de fome desde o passado mês de abril.

O fotojornalista palestiniano Majdi Shtayeh, que estava ao serviço da Associated Press, foi hoje atingido por tiros, durante um protesto pela defesa de presos que se encontram em greve de fome desde o passado dia 17 de abril, organizado perto de Hiwarah, a sul de Nablus, na Cisjordânia.

A imprensa local indica que o fotojornalista terá sido atingido por um habitante dos colonatos que tentava furar de carro através da manifestação. A partir daí, os protestos degeneraram em confrontos com as forças de segurança, perto de um posto de controlo militar, tendo sido disparados vários tiros. Shtayeh foi transportado para o Rafedia Hospital em Nablus e, após observação, os médicos verificaram que não corria perigo de vida, uma vez que se tratava de ferimentos ligeiros. No entanto, uma fonte hospitalar disse à imprensa local que um manifestante de 23 anos fora morto.

A Federação Internacional de Jornalistas condenou a situação, solicitando de imediato que seja feita uma investigação aprofundada acerca do sucedido.

Partilhe