Fotojornalista morre no Iraque

Saad Hadi Al-Mashrafawi foi ferido com gravidade num atentado bombista e acabou por não resistir aos ferimentos.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lamenta a morte do fotojornalista Saad Hadi Al-Mashrafawi, vítima de um atentado bombista no Iraque.

Al-Mashrafawai, de 40 anos, trabalhava para a agência Al-Shabab News e para o site Al-Shuyoukh e ficou ferido com gravidade após a explosão de um carro armadilhado enquanto noticiava a evolução dos combates na província de Salah al-Din, perto de Bagdade.

O fotojornalista foi ainda assistido, mas acabou por morrer na unidade hospitalar de Al-Nasiriya. De acordo com a FIJ, Al-Mashrafawai é o segundo jornalista a morrer este ano no Iraque, o terceiro país mais letal para profissionais de comunicação social durante todo o ano de 2017.

Anthony Bellanger, secretário-geral da IFJ, enviou condolências aos familiares e amigos do fotojornalista e afirmou: “É urgente uma investigação profunda a mais este assassínio. Repetimos as nossas preocupações com a escalada de violência e com os níveis cada vez mais baixos de segurança em redor dos jornalistas que acompanham a guerra no Iraque. Ao mesmo tempo, apelamos no sentido de que as organizações de comunicação social no país reforcem as medidas de segurança em apoio dos jornalistas.”

Partilhe