Fotojornalista italiano raptado no Afeganistão

O fotojornalista freelance italiano Gabriele Torselo foi sequestrado no Afeganistão por cinco homens armados no dia 12 de Outubro, quando se dirigia de autocarro de Lashkar Gah para Kandahar.

A agência noticiosa digital Peacereporter revelou a 15 de Outubro que o fotojornalista estava bem, sustentando-se na informação facultada pelos alegados raptores à ONG italiana Emergency.

De acordo com fontes locais, os raptores estariam ligados a milícias talibãs, o que foi desmentido à agência Reuters por alguns membros deste grupo religioso.

Convertido ao Islão desde há alguns anos, Gabriele Torselo já fotografou em locais como Caxemira, Líbia, Albânia, Afeganistão ou Nepal, e é autor dos volumes “The Heart of Kashmir”, publicado pela Amnistia Internacional em 2002, e “Contrappunti in tempo di guerra”, sobre o Afeganistão, onde já viveu vários meses.

Enquanto freeelancer, Torselo em colaborado com agências da ONU e com a agência fotográfica californiana Zuma Press, tendo ainda participações em órgãos de comunicação italianos, franceses, britânicos, norte-americanos, indianos e japoneses.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou entretanto à libertação imediata de Torselo e instou o governo afegão a tomar medidas para proteger os jornalistas, sublinhando que as partes em confronto no país devem “respeitar o papel independente” dos média.

Segundo a FIJ, os raptos têm vindo a aumentar no Afeganistão, tanto por motivos polícios como por razões criminosas.

Partilhe