Fotojornalismo e cinema marcam arranque do Congresso dos Jornalistas

Exposição e ciclo são abertos ao público em geral, para abrir a discussão sobre jornalismo à sociedade civil.

O Congresso dos Jornalistas será antecipado por uma exposição de fotografia e um ciclo de cinema e debates, a partir de domingo, dia 8.
Organizado por uma equipa presidida pela jornalista Maria Flor Pedroso e promovido pelo Sindicato dos Jornalistas, pela Casa da Imprensa e pelo Clube dos Jornalistas, o Congresso dos Jornalistas Portugueses, o primeiro em quase duas décadas, decorrerá de 12 a 15 de Janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, sob o lema “Afirmar o Jornalismo”.

Fotojornalismo
A exposição de fotografia “O Trabalho”, proposta e organizada pelo fotojornalista José Carlos Carvalho, reúne imagens de 16 fotojornalistas que, nos últimos anos, ficaram sem vínculo laboral com as empresas de jornalismo em Portugal.
Os autores dos trabalhos são António Pedro Santos, Bruno Simões Castanheira, Diana Quintela, João Paulo Dias, José Barradas, José Fernandes, José Manuel Ribeiro, José Sérgio, Manuel Vicente, Natacha Cardoso, Natália Ferraz, Paulo Alexandre Coelho (autor da foto em destaque), Paulo Alexandrino, Paulo Figueiredo, Rodrigo Cabrita e Rui Costa.
“Estas 16 fotografias são uma pequena homenagem ao fotojornalismo, pela lente de quem já provou ser capaz”, resume José Carlos Carvalho. “Eles, que hoje estão numa situação profissional precária, muitos ainda com subsídio de desemprego e outros que se tornaram freelancers, mostraram em grande formato a forma como vêem o trabalho”, explica.
A exposição será inaugurada no domingo, dia 8, às 17:00, com uma visita guiada por José Carlos Carvalho e Mário Cruz, fotojornalista premiado (World Press Photo e Prémio Estação Imagem em 2016), e estará aberta ao público em geral até dia 12 (mas neste dia só à noite).

Cinema
O cinema também marcará presença no 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, trazendo a Portugal o jornalista norte-americano Michael Rezendes, Prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003 pela investigação desencadeada pelo jornal “The Boston Globe” aos abusos sexuais de menores na Igreja Católica, retratada no filme “O caso Spotlight”, que será exibido no dia 12.
Mas o ciclo “Parem as rotativas, vamos conversar!” começa já neste domingo, às 18h30, no Cinema São Jorge, com “Verdade” (2015), filme de estreia de James Vanderbilt, sobre uma investigação de dois jornalistas ao percurso militar do antigo presidente dos Estados Unidos George W.Bush.
Depois do filme, haverá debate com a escritora Dulce Maria Cardoso, o historiador e comentador José Pacheco Pereira e a investigadora Maria Manuel da Mota, moderado pela jornalista Ana Lourenço.
O ciclo pretende abrir a discussão sobre jornalismo à sociedade civil e, portanto, cada filme, sempre às 18h30, será seguido de debate, sempre às 20h30.
Sempre ao final do dia, o ciclo começa com “Verdade” (2015), filme de estreia de James Vanderbilt, com Cate Blanchett e Robert Redford, sobre uma investigação de dois jornalistas ao percurso militar do antigo presidente dos Estados Unidos, George W.Bush.
Seguem-se, no dia 9, “Matem o Mensageiro” (2014), de Michael Cuesta, baseado na história do jornalista norte-americano Gary Webb, no dia 10, “Nightcrawler – Repórter da Noite” (2014), de Dan Gilroy, sobre o jornalismo criminal e os limites de uma boa história, e, no dia 11, “O Quinto Poder” (2013), de Bill Condon, a partir da história da organização Wikileaks.
O ciclo termina no dia 12, coincidindo com a abertura oficial do Congresso dos Jornalistas Portugueses, com o filme “O caso Spotlight” (2015), de Tom Carthy, premiado com dois Óscares.
Nos debates estarão presentes, entre outros, a empresária Catarina Portas, a editora Bárbara Bulhosa, o sociólogo Manuel Carvalho da Silva, o professor Jaime Nogueira Pinto, a historiadora Irene Pimentel, o dirigente da SOS Racismo Mamadou Ba e o realizador Marco Martins.
A programação completa do ciclo – que é aberto ao público em geral – está disponível na página do Congresso dos Jornalistas.

Partilhe