Fotógrafo indiano vence World Press Photo 2004

A fotografia de uma mulher a chorar um familiar morto pelo tsunami do Índico deu ao fotógrafo indiano Arko Datta, da Reuters, o prémio World Press Photo 2004, anunciou a 11 de Fevereiro a organização do concurso.

Na imagem – obtida em Cuddalore, na província indiana de Tamil Nadu, a 28 de Dezembro de 2004 – uma mulher está prostrada no chão, com as mãos viradas para o céu e com a mão do seu familiar a surgir no lado esquerdo da imagem.

A editora de fotografia da “The New York Times Magazine”, Kathy Ryan, considerou-a “uma fotografia gráfica, histórica e profundamente emocional”, enquanto o presidente do júri do World Press Photo 2004, o argentino Diego Goldberg, a descreveu como “uma verdadeira notícia de actualidade com um forte ponto de vista do fotógrafo”.

Os treze membros do júri analisaram 69 190 fotografias enviadas por 4266 fotógrafos de 123 países, números recorde em termos de fotógrafos e de fotografias, num concurso em que o julgamento foi, pela primeira vez, totalmente digital.

A entrega do galardão World Press Photo e de dez mil euros de prémio em dinheiro a Arko Datta será efectuada numa cerimónia especial a 24 de Abril, em Amsterdão, onde deverão estar presentes os 59 fotógrafos, de 24 nacionalidades, que foram premiados nas dez categorias do concurso.

Partilhe