Fotógrafo da France-Presse libertado

Fares Nawaf al-Issaoui, fotógrafo da agência France-Presse, foi libertado a 15 de Maio, após permanecer cerca de duas semanas detido pelo exército norte-americano, sob a acusação de ter contactos com os rebeldes iraquianos.

O fotógrafo, de 31 anos, foi detido a 1 de Maio numa operação conjunta do exército norte-americano e dos soldados iraquianos, perto de Fallujah, tendo ficado à guarda das tropas dos EUA por ter carteira de imprensa.

Fares Nawaf al-Issaoui tinha consigo, no momento em que o prenderam, quatro CDs de imagens, que tencionava seleccionar antes de se deslocar à China no final do mês para receber um prémio de fotojornalismo, e que incluíam fotografias de rebeldes armados.

Face às imagens, as tropas norte-americanas acusaram-no de ter ligações aos rebeldes, tendo o fotógrafo ficado encarcerado em Fallujah e, posteriormente, em Ramadi durante 13 dias.

Apesar de ter sido libertado, os soldados norte-americanos ficaram-lhe com o automóvel, a máquina fotográfica, o telemóvel e uma mala com documentação necessária para a viagem à China.

As forças norte-americanas prenderam igualmente Ammar Daham Naef Khalaf, também jornalista da France-Presse. O repórter foi detido a 11 de Abril em Ramadi e, segundo o exército, terá sido transferido a 26 de Abril para a prisão de Abu Ghraib, não podendo receber visitas durante dois meses.

Partilhe