Fotografias de Carlos Gil em livro e na RTP

Cerca de 200 imagens do fotojornalista Carlos Gil foram reunidas em livro, lançado a 5 de Abril, e fotografias suas estão na origem de 30 programas televisivos que a RTP está a exibir, desde 24 de Março. Em ambos os casos, a obra do fotojornalista, falecido em 2001, está associada às comemorações dos 30 anos do 25 de Abril.

“Carlos Gil – Um Fotógrafo na Revolução” é o título do álbum, cujas imagens foram seleccionadas por Daniel Gil e legendadas por Adelino Gomes, que é também autor da série televisiva “Abril: 30 anos, 30 Imagens”.

A série, que o canal 1 da RTP exibe diariamente, após os telejornais das 13 e das 20 horas, é construída a partir de 30 fotografias de Carlos Gil sobre momentos-chave do processo político, desde o ante-25 de Abril até aos anos 80. À evocação pela imagem juntam-se os depoimentos dos personagens das fotografias ou de quem, por alguma forma, participou no acontecimento.

O livro, publicado pela Editorial Caminho, apresenta também momentos e personagens cruciais do processo político iniciado com o 25 de Abril. Os textos do jornalista Adelino Gomes são o complemento necessário para a compreensão contextualizada das fotografias de Carlos Gil, algumas das quais são reconhecidamente imagens que adquiriram uma significação para além do seu registo jornalístico.

Carlos Gil faleceu em Junho de 2001, vítima de doença oncológica. Iniciou a profissão no vespertino “A Capital”, em 1968, trabalhou posteriormente na “Flama” e, depois, optou pela situação de freelance, colaborando em diversas publicações nacionais e estrangeiras.

Em 1984 e 1985 recebeu o Prémio Gazeta de Jornalismo. Carlos Gil fez diversas exposições das suas imagens e publicou vários livros, também com textos da sua autoria.. Exerceu, igualmente, a função de formador em fotojornalismo e pertenceu aos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas.

Partilhe