Formação sobre trauma e media a 9 de junho

Ação do Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra) realiza-se no CES Lisboa e tem inscrições abertas ao público em geral.

O Centro de Trauma integrado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra realiza, no próximo dia 9 de junho, no CES Lisboa (Picoas Plaza, Rua Viriato), entre as 9h30 e as 19h30, uma ação de formação dedicada ao tema Trauma e Media com inscrições abertas ao público em geral.

Segundo a organização, “o assunto em questão permite diversas abordagens, do tratamento jornalístico de situações potencialmente geradoras de trauma, ao modo como esse tratamento se vai refletir nas vítimas, no público e, também, nos próprios profissionais dos media”.

Assim, a sessão visa “pensar o exercício do jornalismo, em situações de stress. É igualmente aberta à participação de investigadores de outras áreas que, no seu trabalho, interajam com vítimas de violência, conflitos e/ou catástrofes”.

A iniciativa terá os seguintes intervenientes e respetivos temas: Adelino Gomes (Jornalista e investigador associado do CIES-IUL) – “Narrando o conflito/a catástrofe”; Ana Aranha (Realizadora de programas de rádio) – “Vítimas de tortura da PIDE”; Celina Manita (Professora associada da FPCEUP) – “Ouvindo o trauma dos outros”; José Manuel Rosendo (Jornalista) – “Reportando o conflito/a catástrofe”; Leonor Figueiredo (Jornalista) – “Vítimas de violência política (27 de maio em Angola)”; Paulo Moura (Jornalista e escritor) – “No local de conflito/catástrofe” e Sílvia Roque (investigadora do CES-UC) – “Mulheres vítimas de violência”.

As inscrições decorrem em http://www.ces.uc.pt/centrodetrauma/index.phpid=14469&id_lingua=1&pag=19945&tipo=atividade.

Existe ainda uma inscrição especial, no valor de 10 euros, dedicada a estudantes estudantes do Ensino Superior.

Partilhe