Formação sobre deficiência e incapacidade

O CENJOR e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) organizam entre 11 e 20 de Março um seminário de formação, com a participação de técnicos e especialistas, dedicado à problemática da deficiência e incapacidade, com abordagens que vão dos direitos e questões éticas a problemas específicos como as acessibilidades.

A acção será composta por quatro sessões, nas manhãs de 11, 13, 18 e 20 de Março, sempre no Auditório do INR, na Avenida Conde Valbom, 63, em Lisboa, sendo que quem participar nas quatro sessões terá direito ao respectivo certificado.

A 11 de Março, a formação inicia-se com uma perspectiva actual da problemática da deficiência, com intervenções de Luísa Portugal e Isabel Felgueiras, do INR, Domingos Rosa, da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID), e de Camilo Rodrigues, da Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional do Emprego de Pessoas Deficientes – FORMEM.

Dois dias depois, abordar-se-á a questão das pessoas com deficiência, mas também com direitos, com a intervenção de José Madeira Serôdio (INR) e uma visita ao Colégio António Aurélio da Costa Ferreira, um centro de certificação escolar para pessoas com deficiência.

No dia 18 de Março, as questões éticas da deficiência estarão em cima da mesa, podendo os formandos interagir com Rogério Cação, vice-presidente da Associação Europeia para o Emprego da Pessoa com Deficiência Mental, e Maria Helena Alves, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que falará sobre o contributo da comunicação jornalística para a formação de uma identidade social da deficiência.

Por fim, a 20 de Março, os problemas das acessibilidades serão abordados pelos arquitectos Carla Cachadinha e Pedro Homem de Gouveia, enquanto o coordenador do Programa ACESSO – Agência para a Sociedade do Conhecimento, Jorge Fernandes, e o programador informático Luís Figueiredo apresentarão dados sobre a acessibilidade dos jornais online para pessoas com necessidades especiais.

Partilhe