Finalistas do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa já são conhecidos

Oito das 43 candidaturas foram selecionadas. Nomes dos vencedores serão divulgados a 9 de maio, o Dia da Europa.

Estão definidos os oito finalistas para a edição inaugural do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, escolhidos via votação secreta pelo júri de seleção entre 43 candidaturas. Os nomes dos vencedores vão ser anunciados numa cerimónia a realizar a 9 de maio, Dia da Europa, entre as 15h00 e as 17h30, no NewsMuseum, em Sintra.

Houve 36 candidaturas válidas entre o total de 43 apresentadas, tendo chegado a finalistas, na categoria Estudante, as seguintes: Tomás Nogueira (Rádio Universidade de Coimbra) e Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa (ComUM). Neste caso, quem vencer recebe título de transporte correspondente a três mil euros.

Quanto à categoria de Jornalista, as candidaturas finalistas pertencem aos seguintes profissionais: Joana Nunes Mateus (Expresso); André Ramos, Júlio Barulho e Miguel Freitas (TVI); Ana Rodrigues (Rádio Renascença); Catarina Fernandes Martins (Público); Afonso de Sousa e Joaquim Dias (TSF) e Raquel Morão Lopes (Antena 1). O prémio para esta categoria tem um valor de cinco mil euros.

O galardão, cuja promoção pertence à Representação da Comissão Europeia em Portugal, tem por objetivo homenagear o jornalista Fernando de Sousa, centrando-se no reconhecimento de trabalhos informativos, cujo nível atinja a excelência, dedicados a temas europeus e que tenham sido divulgados através da comunicação social de Portugal entre os dias 9 de maio do ano passado e 14 de janeiro deste ano.

Nesta primeira edição, o júri de seleção foi constituído por Sofia Colares Alves (chefe da Representação da Comissão Europeia em solo português), Daniel do Rosário (elemento do serviço de porta-vozes da Comissão Europeia), Sofia Branco (presidente do Sindicato dos Jornalistas), Goulart Machado (líder da Casa da Imprensa) e Francisco Belard (vice-presidente do Clube de Jornalistas).

A cerimónia de 9 de maio, que será aberta à imprensa mediante acreditação, contará com as presenças, entre outros, de Carlos Moedas, comissário europeu, e de Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa.

Partilhe