Filmagens de jornalistas estrangeiros confiscadas na China

As filmagens de duas equipas de televisão – uma francesa e outra japonesa – foram confiscadas pela força por homens pagos pelos donos de um enorme centro de reciclagem de lixo electrónico em Guiyu, na província de Guangdong, no Sul da China.

Guiyu é uma comunidade de quatro aldeias nas margens do rio Lianjiang, 200 quilómetros a nordeste de Hong Kong, onde mais de 100 mil pessoas recebem o equivalente a 1,5 euros diários para separar manualmente todo o tipo de lixo electrónico, desafiando as mais elementares regras de saúde pública.

Era essa realidade que estava a ser filmada a 1 de Março pelo jornalista freelance francês Michael Sztanke e outros dois colegas que, de repente, se viram rodeados por 30 homens que, após 45 minutos de tentativas infrutíferas de negociação por parte da equipa televisiva, roubaram as cassetes de vídeo e avisaram os três profissionais para não regressarem à região.

Uns dias antes tinha acontecido o mesmo com uma equipa japonesa, cujas cassetes e equipamento de vídeo foram confiscados por centenas de trabalhadores de Guiyu. A polícia optou por não intervir em qualquer dos casos.

Partilhe