FIJ reunida em Atenas debate problemas do jornalismo

O Congresso da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que decorre de 25 a 30 de Maio, em Atenas, debaterá os problemas que afectam a actividade a nível mundial. O Sindicato dos Jornalistas está representado no congresso pelos membros da Direcção Anabela Fino e Martins Morim.

A poucos meses da Grécia acolher os Jogos Olímpicos de 2004, a relação entre os eventos desportivos e a sua cobertura mediática é um dos temas do congresso, que abordará, entre outros, os casos de corrupção no desporto e dos direitos de transmissão das provas, contando com intervenções de figuras do Comité Olímpico Internacional, de desportistas e jornalistas desportivos.

A necessidade de segurança para os repórteres de guerra, com especial enfoque no que sucede actualmente no Iraque, é outro dos temas em debate, que terá, entre os oradores, correspondentes de guerra e operadores de câmara, além de um membro da Cruz Vermelha.

A solidariedade e a igualdade de géneros no jornalismo estará também em análise, considerando que o facto de todas as grandes questões que se colocam hoje ao exercício da profissão afectarem as mulheres o que implica a redefinição do seu papel.

O impacto da globalização mundial nos sindicatos de jornalistas é outro assunto em destaque no congresso. Jornalistas dos Estados Unidos, Itália, África do Sul e outros países pronunciar-se-ão acerca dos riscos que a concentração dos média acarreta para os profissionais.

A qualidade, independência e os valores do serviço público serão também discutidos no congresso, tal como a pressão política e económica sobre a imprensa e os atentados à ética e deontologia e à protecção das fontes, além de outros assuntos.

Partilhe