FIJ realiza jornada de apoio ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Estão previstas ações como a divulgação de um comunicado sobre a liberdade de imprensa e a violação dos direitos sindicais, além da apresentação de um relatório sobre a liberdade de imprensa no Sul da Ásia.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) assinala hoje o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com a realização de várias ações.

No programa, além da participação da entidade na conferência mundial da UNESCO subordinada ao tema, em Jacarta, na Indonésia, estão previstos um comunicado acerca da liberdade de imprensa e a violação dos direitos sindicais, mas também a apresentação de um relatório sobre a liberdade de imprensa no Sul da Ásia.

Em termos internacionais, a FIJ dá exemplos de ações de sindicatos em países como Itália, Índia, Iraque, Palestina, Chipre ou Indonésia.

A FIJ considera fundamental a jornada para que sejam celebrados “os êxitos na defesa da melhoria quanto à liberdade de imprensa por todo o mundo”, mas também “para defender os fundamentos da liberdade de imprensa e para lutar contra os desafios com que os jornalistas de todo o mundo são confrontados, todos os dias, na luta quotidiana para dizer a verdade”.

Partilhe