FIJ questiona primeiro-ministro ucraniano

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) confrontou em Bruxelas o primeiro-ministro ucraniano, Viktor Yanukovych, com uma “lista de preocupações” relativas à falta liberdade de imprensa na Ucrânia.

Aproveitando a visita de Viktor Yanukovych a Bruxelas, a 19 de Maio, a FIJ questionou o responsável ucraniano acerca das mortes de cinco jornalistas que continuam por esclarecer e sobre 40 outros casos de intimidação de jornalistas e órgãos de imprensa independentes que tiveram lugar em 2003.

Na carta entregue pessoalmente por Aidan White, secretário-geral da FIJ, ao chefe de governo ucraniano, a organização lembra ainda que os alegados esforços governamentais nada adiantaram ao inquérito acerca da morte do jornalista Gyorgy Gongadze, cujo corpo foi encontrado decapitado em Setembro de 2000.

Dois meses depois do assassínio do jornalista, um guarda-costas do presidente ucraniano tornou pública uma gravação em que o Leonid Kuchma e alguns ministros pareciam conspirar para agredir o jornalista, mas essa gravação nunca foi examinada pelas autoridades, assim como nunca nenhuma pessoa foi acusada no âmbito do caso.

Segundo a FIJ, os atentados à liberdade de imprensa na Ucrânia e os problemas que os jornalistas enfrentam “devem ser eliminados antes de o país poder ser considerado seriamente como um parceiro democrático da União Europeia”.

Partilhe