FIJ quer esclarecimentos sobre situação de Dawit Isaac

A Federação Internacional de Jornalistas apelou ao governo da Eritreia para que esclareça se o jornalista sueco Dawit Isaac foi realmente libertado este fim-de-semana, após mais de quatro anos de prisão, ou se apenas saiu para realizar exames médicos e regressou à prisão, como noticiou recentemente a agência France Presse.

“Após mais de quatro anos de silêncio e tormenta, estamos aliviados com as notícias de que Dawit foi finalmente libertado. Ele deveria ser autorizado a abandonar o país sem mais demoras, por forma a acabar com confusões acerca das intenções do governo”, afirmou o secretário-geral da FIJ, Aidan White, acrescentando que a organização pretende igualmente a libertação de outros 12 jornalistas presos naquele país africano.

Natural da Eritreia, Dawit Isaac chegou à Suécia em 1987, como refugiado de guerra, e conseguiu obter a nacionalidade sueca. Regressou ao seu país de origem na década de 1990, onde exerceu jornalismo no semanário “Setit” até ser preso sem qualquer acusação formal pelas autoridades locais a 23 de Setembro de 2001.

Partilhe