FIJ preocupada com jornalista paquistanês desaparecido

A falta de informações sobre o jornalista Khawar Mehdi Rizvi preocupa a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que já exigiu ao governo paquistanês que revele o seu paradeiro e o liberte de imediato.

Preso pelas autoridades do Paquistão a 16 de Dezembro por ter acompanhado dois jornalistas franceses a Quetta, quando estes não tinham permissão oficial para tal, Khawar Mehdi Rizvi só foi visto desde então em reportagens na televisão oficial, com vista a descredibilizar o seu trabalho.

Em tribunal, altos responsáveis governamentais têm sempre declarado desconhecer o paradeiro do jornalista, contradizendo afirmações do porta-voz do Ministério do Interior, Abdur Rauf Chaudry, ao “The New York Times”, confirmando que Khawar Mehdi Rizvi está detido pelos serviços secretos.

Depois de quatro ordens de apresentação do jornalista perante o tribunal, a última das quais a 22 de Janeiro, um juiz do Sindh High Court exigiu que “todas as agências” governamentais apresentassem informações acerca do paradeiro de Khawar Mehdi Rizvi em tribunal até 27 de Janeiro.

Perante a insistência das autoridades em não apresentar Khawar Mehdi Rizvi, o Sindicato Federal dos Jornalistas do Paquistão teme que o jornalista freelance esteja a ser alvo de maus tratos e das habituais técnicas de tortura.

Partilhe