FIJ planeia visita de solidariedade à Tunísia

A recente proibição do congresso do Sindicato de Jornalistas Tunisinos (SJT), que se deveria realizar na próxima semana, levou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a ponderar uma visita de solidariedade de Ulrich Remmel, membro do Comité Executivo, ao país.

“O movimento internacional de jornalistas não vai ficar silencioso face a esta intimidação”, afirmou o secretário-geral da organização, Aidan White, que disse ainda que “a decisão de proibir que os jornalistas se encontrem para discutir as suas condições de trabalho é inacreditavelmente arrogante e é ua bofetada na face da democracia”.

Para a FIJ esta situação é ainda mais preocupante porque se esperava que a aproximação da Cimeira das Nações Unidas para a Sociedade da Informação, marcada para Novembro em Tunis, contribuísse para diminuir a influência governamental na imprensa tunisina.

Porém, como o rumo tomado parece exactamente o oposto, a FIJ apela a todos os seus associados para que protestem junto dos seus governos acerca da proibição do congresso do SJT, por forma a que “todos os governantes que viajem até Tunis saibam que estão a entrar num território em que o jornalismo não é livre”.

Partilhe