FIJ pede à Prensa Ibérica que reconsidere

O presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Christopher Warren, enviou hoje, 1 de Agosto, uma carta à administração da Prensa Ibérica solicitando-lhe que reconsidere a decisão de encerrar “A Capital” e “O Comércio do Porto”.

Na sua missiva, o responsável máximo da FIJ manifesta o seu apoio às iniciativas do Sindicato dos Jornalistas (SJ) para tentar impedir o despedimento de 150 trabalhadores destes dois “jornais históricos” através de negociações com a empresa.

“Como defensora de uma imprensa livre e plural, a FIJ também receia que o encerramento destes jornais diminua a voz independente dos média em Portugal. Uma imprensa plural é essencial para garantir a existência de uma discussão pública vibrante e de fontes de informação alternativas. O fim de “A Capital e “O Comércio do Porto” criará uma lacuna significativa na imprensa portuguesa”, afirmou Christopher Warren.

Mais manifestações de solidariedade

Entretanto, o SJ recebeu novas manifestações de solidariedade com os jornalistas de “O Comércio do Porto” e “A Capital” oriundas de profissionais de outros órgãos de informação portugueses, de leitores dos dois títulos e ainda de responsáveis sindicais do país vizinho.

Um desses dirigentes sindicais foi Manu Mediavilla, secretário-geral do Sindicato de Jornalistas de Madrid (SPM), que afirma o apoio do SPM aos jornalistas de “A Capital” e “O Comércio do Porto” na defesa do seu futuro laboral.

Igual apoio foi demonstrado por Marisa Goñi, secretária do Sindicato de Jornalistas das Ilhas Baleares e presidente do comité de empresa do “Diario de Mallorca”, um dos três jornais das Baleares que pertence ao grupo Prensa Ibérica.

Na sua mensagem de solidariedade, Marisa Goñi solicitou mais informações sobre a operação de venda e a situação laboral nos dois títulos, de modo a melhor informar os trabalhadores dos restantes jornais do grupo em Espanha e assim organizar uma petição conjunta de todos os comités de empresa ao presidente do Grupo Moll/Prensa Ibérica.

Partilhe