FIJ mantém suspensão da Associação de Jornalistas Tunisinos

O Congresso Mundial da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) decidiu levantar a ameaça de expulsão dirigida à Associação de Jornalistas Tunisinos (AJT), mas mantém a suspensão desta associada até que sejam cumpridas as promessas de melhor defesa da liberdade de expressão e dos direitos dos jornalistas.

Em Março passado, o Comité Executivo da FIJ tinha decidido expulsar a AJT na sequência da entrega de um prémio de liberdade de imprensa ao presidente Zen El Abidine Ben Ali, conhecido internacionalmente pelo seu fraco empenhamento no respeito pela liberdade de expressão.

Essa decisão do Comité Executivo teria de ser confirmada no Congresso Mundial da FIJ, mas tal não aconteceu porque, após um recurso e a investigação de uma comissão especial eleita pelo Congresso, se decidiu dar mais tempo à AJT para cumprir as promessas de quebrar as ligações ao governo.

Para verificar o cumprimento das promessas, a FIJ enviará uma missão à Tunísia no início de Outubro, a qual coincidirá com uma conferência fulcral da AJT, em que um conjunto de reformas será discutido.

Partilhe