FIJ lança programa de segurança na Palestina

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) vai lançar esta semana um novo programa para melhorar a segurança dos jornalistas palestinianos cujas vidas são ameaçadas pelo conflito na Cisjordânia e em Gaza, anunciou a 20 de Agosto a organização.

O programa destina-se aos profissionais dos média palestinianos e ao pessoal de apoio que trabalha com os média estrangeiros nas zonas da Cisjordânia que estão sob ataque israelita – Hebron, Jenin, Belém, Tulkarem e Ramallah. A FIJ está a colaborar igualmente com o International News Safety Institute, a campanha global para a segurança dos média, no sentido de providenciar treino ao pessoal dos média em Gaza.

“A Palestina continua a ser uma das regiões mais perigosas do mundo para os média”, afirmou o secretário geral da FIJ, Aidan White, para quem este programa “ajudará a reduzir riscos” ao mostrar aos jornalistas e outros trabalhadores dos média como é que “se podem ajudar a si próprios”.

A FIJ abrirá um centro de segurança em Ramallah, em cooperação com os jornalistas palestinianos, e está em negociações com o Sindicato dos Jornalistas Palestinianos e com a Associação da Imprensa Estrangeira.

“Esta iniciativa ilustra que devemos trabalhar em conjunto”, afirmou Aidan White.

Nos próximos dias o programa de segurança será restrito, porque muitos jornalistas não têm disponibilidade para frequentar o treino de segurança, mas a FIJ tenciona desenvolver no seu centro uma “estratégia a longo prazo” de apoio aos jornalistas apoiada pelas empresas de média e sem interferência das autoridades.

Durante esta semana, a missão da FIJ na região manterá encontros com o Sindicato dos Jornalistas Palestinianos, com as autoridades palestinianas e israelitas e com a Associação da Imprensa Estrangeira para debater as restrições ao exercício da profissão na região. A FIJ pretende ainda desenvolver, este ano, um programa conjunto com a Federação Nacional de Jornalistas de Israel e de Jornalistas Árabes.

Partilhe