FIJ lança acção pela liberdade no Nepal

Um Dia de Acção pela Liberdade de Imprensa no Nepal, a 30 de Agosto, é a proposta lançada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) a todas as organizações de jornalistas e aos próprios profissionais dos média. Uma das formas de participação é assinar a petição ao rei Gyanendra, disponível em http://www.thepetitionsite.com/takeaction/622930457 .

Apesar da libertação dos jornalistas Bhaikaji Ghimire and Binod Dahal, a FIJ continua a considerar muito preocupantes as ameaças e ataques diários aos jornalistas.

Bhaikaji Ghimire, director do semanário “Sama Dristi”, foi libertado a 25 de Agosto, após o Supremo Tribunal ter considerado ilegal a sua prisão, detenção e tortura às mãos do Exército, desde 1 de Dezembro de 2003. No mesmo dia, o mesmo tribunal ordenou ainda a libertação de Binod Dahal.

Enquanto os dois jornalistas eram libertados, a polícia de Parbat apreendia a câmara e destruía o filme do repórter Durga Sharma, do diário “Nepal Samacharpatra”, e agredia Lal Prasad Sharma, do diário “Kantipur”.

Segundo a FIJ, a situação no Nepal continua complicada, com os jornalistas a “enfrentarem dificuldades diárias” para garantir a liberdade de imprensa e alguma independência.

Três dias antes, a 22 de Agosto, os editores Narayan Wagle e Prateek Pradhan, dos jornais nacionais “Kantipur Dainik” e “The Kathmandu Post”, foram detidos para interrogatório por dois funcionários do Ministério da Informação e das Comunicações, devido a um cartoon publicado na primeira página de ambos os diários.

Ambos os jornalistas questionaram posteriormente a legalidade do interrogatório, ao que o ministro Tanka Dhakal respondeu que o governo levava “muito a sério” a questão dos cartoons e que pretendia investigar o assunto a fundo, tomando as mais duras “medidas previstas na lei” contra os seus autores.

A jornada de 30 de Agosto, pela Liberdade de Imprensa no Nepal, inclui protestos públicos em vários países e a FIJ apela aos média dos países livres para que noticiem a situação naquele país.

Partilhe