FIJ e FEJ saúdam libertação de dois jornalistas no Azerbaijão

Mehman Aliyev e Alexander Lapshin foram protagonistas de perdão por parte do presidente azeri, Ilham Aliyev.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) congratulam-se com a libertação de dois jornalistas no Azerbaijão, depois de terem sido perdoados pelo presidente azeri, Ilham Aliyev.

Ricardo Gutiérrez, secretário-geral da FEJ, exigiu às autoridades que deixem de lado todas as acusações contra um dos jornalistas em causa, lembrando que ainda há nove profissionais detidos no Azerbaijão: Nijat Aliyev, Araz Guliyev, Seymur Hazi, Mehman Huseynov, Fikrat Faramazoglu, Afghan Mukhtarli, Aziz Orujov, Rashad Ramazanov e Afgan Sadigov.

O blogger russo Alexander Lapshin fora detido em Minsk, no mês de dezembro do ano passado, tendo em seguida sido extraditado para o Azerbaijão por decisão do Supremo Tribunal da Bielorrússia e apesar das dúvidas suscitadas pelo governo de Moscovo. Segundo a FIJ, Lapshin estava acusado de visitar ilegalmente o enclave de Nagorno-Karabakh, território que permanece alvo de disputa entre azeris e arménios, apelando à independência da região.

Quanto a Mehman Aliyev, diretor da agência de notícias Turan, estava sob acusação de fraude fiscal e abuso de poder, tendo sido libertado sob condição de não abandonar o país até à data do seu julgamento.

Partilhe