FIJ critica censura em Israel

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou às autoridades judiciais de Israel no sentido de levantarem as restrições ao antigo oficial da marinha e actual jornalista, Michael Eldar, que está proibido de falar sobre o desaparecimento de um submarino e sobre a censura a um livro que publicou sobre esse caso.

Michael Eldar escreveu o livro “Dakar”, onde, com base em métodos jornalísticos, reconstituiu a história da unidade de submarinos da marinha de Israel e o caso do desaparecimento de um submarino cujo nome está na origem do título da obra. “Dakar” foi proibido e retirado da circulação, mas seria republicado em 1999, após o autor ter suprimido algumas partes.

Desde então, o antigo oficial está proibido de falar sobre o caso e sobre as secções que foram censuradas.

A FIJ estranha que as autoridades israelitas continuem a silenciar Michael Elder, até porque a história que contou no livro tornou-se pública e é referida regularmente nos média israelitas ou mesmo no sítio do Supremo Tribunal de Justiça.

Em carta enviada ao Procurador-Geral e ao ministro da Justiça, a FIJ manifesta a sua preocupação perante esta situação e apoia o apelo de Michael Eldar para que lhe seja devolvido o direito a falar.

Partilhe