FIJ condena morte de repórter palestiniano

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou o assassínio de um jornalista palestiniano por tropas israelitas, em Ramallah, denunciando “este novo e trágico acto de perseguição aos média, que se enquadra na violação dos direitos dos palestinianos pelos israelitas”.

O jornalista Esam Al Tellawe, da rádio Voz da Palestina, foi morto em 22 de Setembro, em Ramallah. Tellawe cobria uma manifestação pacífica de palestinianos contra o cerco israelita a Yasser Arafat. Foi alvejado uma única vez e teve morte imediata. O jornalista usava um colete que o identificava claramente como um profissional da Imprensa em trabalho.

“Estamos a assistir este ano a uma intensificação de acções contra jornalistas palestinianos”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White, em declarações reproduzidas no sítio da organização. “Esta é mais uma morte a acrescentar à tragédia dos média palestinianos que foram apanhados no fogo cruzado do conflito”, acrescentou.

A FIJ realizou este ano, na Palestina, acções de treino de jornalistas sobre o modo de agir em situações de risco. A morte de Esam Al Tellawe leva a organização a lembrar às autoridades dos dois lados que têm de assumir medidas concretas para proteger os jornalistas.

Um aviso que é dirigido particularmente às autoridades de Israel, que “têm de garantir a liberdade de movimentos aos jornalistas e devem reconhecer o direito dos jornalistas palestinianos a relatar livremente o que acontece na região”, concluiu Aidan White.

Partilhe