FIJ condena detenção de jornalistas no Paquistão

Agência de segurança estatal prendeu, durante cerca de uma hora, dois repórteres que estavam em trabalho na cidade de Islamabad.

Saba Bajeer (Channel 24 TV) e Aitzaz Hassan (DawnNews), repórteres que investigavam uma detenção na cidade paquistanesa de Islamabad, foram importunados e, mais tarde, detidos de forma ilegal durante cerca de uma hora pela agência de segurança do Paquistão (FIA). A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) condenou a ação e exigiu que fossem adotadas medidas para punir os infratores.

Segundo relata a FIJ, Zafarul Haq Hijazi, dirigente da Securities and Exchange Comission (SECP) do Paquistão, foi fazer exames médicos depois de ter sido detido e Bajeer usou o telemóvel para fotografar a situação. Um agente agarrou-a por um braço e ordenou-lhe que apagasse as imagens ao mesmo tempo que empurrava Hassan, acusando-o de instigar a companheira de trabalho a fotografar. E, apesar de aconselhar Bajeer a apagar as fotos, Hassan foi conduzido com ela para uma sala vazia. Aqui estiveram retidos durante cerca de uma hora, tendo sido retirados a Hassan o telemóvel e outro material de trabalho.

Perante os protestos de outros jornalistas no local, Bajeer e Hassan foram libertados, tendo este apresentado queixa na polícia contra a detenção ilegal.

Em comunicado, a FIJ insurgiu-se contra esta “violação dos direitos dos media”, instando o governo paquistanês a agir “contra os agentes envolvidos no incidente”.

Partilhe