FIJ apela ao rigor na cobertura do conflito com o Iraque

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) lançou um apelo aos jornalistas para resistirem às pressões e garantirem uma cobertura profissional e rigorosa do conflito com o Iraque, lembrando ainda às organizações jornalísticas a necessidade de preparar os profissionais destacados para o terreno.

Os jornalistas e as organizações dos média devem resistir às pressões de grupos políticos que utilizam a informação para promover a intolerância no conflito com o Iraque.

“A crise internacional em torno do Iraque requer uma cobertura jornalística inteligente, informada e de qualidade. O profissionalismo dos jornalistas vai ser testado até ao limite. A comunidade internacional está dividida e devem ser apresentados os argumentados de todos os lados”, disse o presidente da FIJ, Christopher Warren.

Na declaração sobre o Iraque, a FIJ apela ainda aos governos do Médio Oriente para que reconheçam aos jornalistas o estatuto de observadores independentes.

A FIJ lembrou ainda que os profissionais destacados para o terreno têm de estar treinados e equipados para enfrentar situações de risco e devem ser informados sobre os direitos que lhes são garantidos pela lei internacional.

Partilhe