FIJ apela a união dos média palestinianos

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou aos média palestinianos para que se unam em defesa da sua profissão e revelou estar pronta para apoiar novos esforços para melhorar as relações com os líderes políticos, garantir maior protecção aos jornalistas e obter as reformas necessárias no sector da comunicação social.

O apelo foi lançado após a visita do secretário-geral da organização, Aidan White, à Faixa de Gaza, durante o fim-de-semana, onde o dirigente sindical se encontrou com familiares de quatro repórteres mortos e esclareceu que é falso que a FIJ alguma vez tenha dito que o governo do Hamas roubou dinheiro enviado para apoiar os jornalistas palestinianos.

Mostrando-se pronta a trabalhar com qualquer entidade que apoie a unidade, a independência e a segurança dos jornalistas palestinianos, a FIJ apelou ao governo do Hamas para que facilite a ida de um grupo de jornalistas da Palestina a uma formação sobre segurança profissional organizada pela FIJ, pelo Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI) e pela Federação de Jornalistas Árabes (FAJ) no Egipto.

“É tempo de um novo começo. Os jornalistas devem poder comparecer a formações sobre segurança e não deve haver interferências nos esforços para unificar a classe”, afirmou Aidan White, frisando que estes pontos são “essenciais para o início de um diálogo construtivo”.

Partilhe